Fragmentado (Split,2017)

Avaliação do Autor:

Mais um grande filme do diretor M. Night Shymalan (“O Sexto Sentido”), mas ao contrário de todos os longas dele, este não tem reviravolta no final, o que até então era marca registrada do cineasta.

Concebido para ser uma segunda parte do universo de heróis criado por Shymalan, que começou com o excelente “Corpo Fechado”. “Fragmentado” conta a história de Kevin (James McAvoy), que possui 23 personalidades distintas e consegue alterná-las quimicamente em seu organismo apenas com a força do pensamento. Um dia, ele sequestra três adolescentes que encontra em um estacionamento. Vivendo em cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes facetas de Kevin e precisam encontrar algum meio de escapar.

Impressionante a interpretação de McAvoy, dando a sensação  de estar vendo 23 atores diferentes, um dos melhores trabalhos dos últimos anos. O filme mantém a tensão e cria um angustiante clima claustrofóbico para o espectador. Outro acerto do diretor é colocar a Casey ( (Anya Taylor-Joy) como uma outsider e as amigas serem de perfis descolados e mesmo assim, Shymalan escapou do clichê hollyoodiano de colocar as descoladas fazendo bullying com a outsider.

Mas o longa também tem dois problemas sérios. O primeiro é a confusão que causa ao espectador todas as vezes que Casey tem flashbacks. As várias conversas de Kevin com sua psiquiatra também são um pouco cansativas e quebram o ritmo do filme.

Dê sua Opinião