9 Filmes do Netflix Para os Amantes da Literatura

O site Homo Literatus preparou uma super lista de 9 filmes do Netflix que todo amante de literatura deve assistir. E o seu blog de cinema recomenda todos, pois são obras-primas! Veja abaixo:
O Sol é Para Todos
Baseado no romance de mesmo nome, o filme mantém a mesma pegada proposta pela autora Lee Harper. O tema central é o julgamento de um negro no sul americano. Acusado injustamente, ele é defendido pelo advogado Atticus. Ambos foram importantes por tratar de um tema crucial, o racismo, no exato momento em que Martin Luther King, Malcolm X, entre outros.
A trilogia O Poderoso Chefão:
Baseados no grande romance de Mario Puzo, acompanhamos a ascensão do poder da família Corleone e de seu grande líder, Don Vito. Do funcionamento da máfia aos choques do poder, O poderoso chefão, quer seja filme quer seja livro, é instigante e divertido.
As Vantagens de Ser Invisível
Stephen Chbosky conseguiu fazer algo raro: autor do romance, ele também foi o diretor dessa adaptação de sucesso. Centrado em três adolescentes deslocados, essas obras tratam do relacionamento deles, bem como no crescimento pessoal de cada um.
A trilogia Millenium
Além da adaptação americana, temos os três filmes suecos que mantêm a agilidade e a beleza da trilogia do também sueco escrita por Stieg Larsson. Uma versão moderna do romance policial na qual temas atuais, além de velhos vícios, se encontram.
Cidade de Deus
Um dos maiores filmes brasileiros de todos os tempos, é a adaptação do romance de Paulo Lins. Nele vemos o desenvolvimento da Cidade de Deus, no Rio Janeiro, seu isolamento social e o desenvolvimento do crime organizado. Tanto filme quanto livro ganham o público por serem ágeis e tratar de um tema sério de forma prática.
O Último Rei da Escócia
A adaptação da adaptação. O livro que deu origem conta a história real do ditador de Uganda, Idi Amin, e de seus anos de atrocidades no poder. No entanto, como o autor, o jornalista Giles Foden afirmou várias vezes, é uma adaptação de Macbeth, de Shakespeare – mostrando que os tempos mudam, as pessoas, não.
Psicose
O clássico de Alfred Hitcock é baseado no romance Robert Bloch. São duas obras que lidam com questões psicológicas fortes, além de prender o público com sua trama envolvente – e assustadora, é claro.
The Killing (Forbrydelsen)
É a única das indicações sem ligação direta com a literatura. A série dinamarquesa, que também tem uma versão americana no próprio Netflix, é uma das melhores pedidas para os fãs do suspense e do romance policial. Cada temporada gira em torno de um crime específico. Os leitores de Georges Simenon vão logo reconhecer as influências do autor na trama ampla, na qual todos os personagens são abordados – e seus segredos desvelados.
Um Sonho de Liberdade
Baseado numa novela do mestre do terror, Stephen King, é uma das obras mais cativantes feitas por Hollywood. O enredo é centrado em Andy Dufresne, um banqueiro injustamente condenado, e Red, um homem preso há muitos anos. A amizade deles e o relacionamento que eles mantêm com os outros presos mostra que, apesar de tudo, há esperança para a humanidade.
Que tal receber atualizações no seu Facebook ou Instagram? Siga o Viva o Cinema
Comentários