A Subtância

Em uma das primeiras cenas de A Substância vemos uma estrela sendo posta na Calçada da Fama, em Hollywood. Quando surge uma folha que é levada pelo vento. Isso já diz muito do filme, que entre outros temas, fala da efemeridade da fama. Mostra também todos passando, pisando na estrela. Um até deixa a comida cair. Aqui é uma alusão de como a fama é pequena.
Ainda assim, depois vemos Elizabeth Sparkle (Demi Moore) em um programa de TV comandado por ela que ensina a mulher a ter o corpo perfeito. Até o que ela fala mostra a obsessão pela ditadura da beleza.
Contudo, em outro momento, um homem entra em um banheiro que Elizabeth está escondida e fala que quer uma pessoa mais nova para seu programa, mostrando mais uma vez a efemeridade da fama.

Mais sobre A Substância
Quando ela vê o vídeo da Substância uma voz diz: “já sonhou com uma versão melhor de si mesmo. Mais jovem, mais bela. Perfeita. Aqui é o resumo da ditadura da beleza e é o que a personagem de Demi Moore irá buscar. A forma como ela consegue o produto, parece a negociação de uma substância ilícita.
Os cenários minimalistas e por vezes monocromáticos faz o espectador ficar ligado na ação deste excelente filme.
Enquanto o filme homenageia o mestre Stanley Kubrick como nos tons vermelhos de alguns cenários, nas cenas em campo aberto dos corredores do estúdio, uma alusão clara ao clássico O Iluminado. Outro que é homenageado é Brian De Palma, uma das últimas cenas é uma homenagem a Carrie – A Estranha.
Então. em outro momento interessante é quando é mostrado um concurso para a nova estrela de um programa e os dois jurados avaliando as mulheres como se fossem objetos.
Mas, o filme questiona se o espectador se pudesse criar uma versão mais jovem de si mesmo, você aceitaria? De acordo com o filme, a sociedade e a mídia não aceitam a velhice. A representação da velhice é até exagerada. Mas a diretora usa o olhar da sociedade sobre a velhice. O longa questiona também a obsessão pela fama.
Enfim, o longa está indicado a 5 Oscar: filme, direção, atriz (Demi Moore), roteiro original e maquiagem e penteado.
Que tal receber atualizações no seu Facebook ou Instagram? Siga o Viva o Cinema
Comentários