• Avaliação Viva o Cinema:

A diretora Jane Campion é uma daquelas cineastas que tem assinatura própria e Ataque dos Cães não é diferente. Antes de mais nada é preciso dizer que este é um daqueles longas que é preciso ficar atento a tudo.

Então o filme é antes de tudo uma reflexão sobre a repressão sexual em Montana, nos anos 1920. Nesse sentido, temos dois irmãos, Phil (Benedict Cumberbatch) e George (Jesse Plemons). Ambos comandam uma fazenda. Contudo, o primeiro é formado em Yale, mas é um cowboy machista e mal-humorado. Enquanto o outro não teve grandes estudos, mas é elegante.

Mas o que chama a atenção é a ambientação do filme. Uma fazenda isolada, com personagens reprimidos e uma montanha com a imagem de um cão com a boca aberta para devorar a todos. Exatamente como era a sociedade em Montana dos anos 20. A montanha representa os preconceitos e a hipocrisia de todos naquela época.

Ataque dos Cães: A história real que inspira filme da Netflix

Mas, como disse no início da crítica, este filme é daqueles que tem assinatura própria e é preciso ficar atento a tudo. Como geralmente é o cinema de Jane Campion (Brilho de Uma Paixão). Contudo, o longa começa como um drama, mas termina como suspense e esta transição é feita com maestria pelo roteiro.

O longa é daqueles  que quando o espectador acaba de ver fica tentando teorizar, pois não tem um entendimento comum. E, garanto, quando acabar, você ficará pensando no filme por algumas horas.

Mais sobre Ataque dos Cães

Benedict Cumberbatch está um monstro de interpretação no filme e espero que ganhe o Oscar de melhor ator. Kirsten Dunst (Rose Gordon) deixou para trás aquela adolescente e entrega uma grande interpretação e merece a indicação de melhor atriz coadjuvante. E Kodi Smit-McPhee ( Peter Gordon)  mereceu a indicação como ator coadjuvante.

Sinopse: Phil Burbank (Benedict Cumberbatch) é brutalmente sedutor. Ele é um caubói tão cru quanto suas peles. O ano é 1925. Os irmãos Burbank são fazendeiros ricos em Montana. No restaurante Red Mill a caminho do mercado, os irmãos conhecem Rose, a proprietária viúva, e seu filho impressionável Peter. Phil se comporta tão cruelmente que leva os dois às lágrimas, divertindo-se com a dor e fazendo seus companheiros vaqueiros rirem – todos, exceto seu irmão George, que conforta Rose e depois volta a se casar com ela. Enquanto Phil oscila entre a fúria e a astúcia, sua provocação a Rose toma uma forma misteriosa – ele paira nas bordas de sua visão, assobiando uma música que ela não pode mais tocar. Sua zombaria de seu filho é mais aberta, amplificada pelos aplausos dos discípulos vaqueiros de Phil. Então Phil aparece para colocar o menino sob sua asa. A relação dos dois vai do céu ao inferno. O invejoso Phil fará de tudo para atrapalhá-los. Este último gesto é um abrandamento que deixa Phil exposto, ou um enredo que se torna ainda mais ameaçador?

Ataque dos Cães foi indicado a melhor filme, ator coadjuvante (Kodi Smit-McPhee), ator coadjuvante (Jesse Plemons), ator (Benedict Cumberbatch), atriz coadjuvante ( Kirsten Dunst), direção, design de produção, som, foto, edição e trilha sonora. E o longa está no Netflix.