• Avaliação Viva o Cinema:

O filme Atentado ao Hotel Taj Mahal   não é somente mais um filme de terrorismo, como tantos que já foram feitos. O longa é uma verdadeira imersão a todo horror vivido no hotel mais chique da Índia em 2008.

Com isso, o filme não poupa o espectador, mostrando nos mínimos detalhes aquela tragédia. De acordo com o diretor  Anthony Maras, até os diálogos entre os terroristas são reais. É um filme que mostra a terrível realidade tão detalhadamente que chega a, por vezes, incomodar o espectador. Ou seja, quem for assistir, que vale sim a pena, tem que estar preparado para isso.

Porém, o filme se diferencia mesmo ao tentar humanizar ou dar racionalidade a quem comete estes atos bárbaros. Inclusive mostrando a diferença social brutal na Índia. Ainda mais com uma edição que corta imediatamente das cenas de favelas para o requinte exagerado do hotel. Além disso, mostra também como ainda existe uma subserviência aos poderosos naquele país. Isso claramente é mostrado através do personagem Arjun (Dev Patel). E também com os outros funcionários do hotel que optam por ficarem no meio do horror ao invés de fugir. Tudo isso somente para tentar salvar os hóspedes.  Apesar dos terroristas serem do Paquistão, país que tem eterno conflito com a Índia.

Resultado de imagem para filme Atentado ao Hotel Taj Mahal

Outros méritos de Atentado ao Hotel Taj Mahal

Para nos transportar para a realidade, a câmera fica meramente como se fosse nosso olhar da tragédia e nos momentos mais tensos, em que os sobreviventes correm, a câmera fica trepidante. Ou seja, passando toda a tensão necessária.

O elenco, com muitos atores indianos, surpreende e encarna todo pavor, frieza ou desespero dos seus personagens. Porém quero destacar dois em especial. Dev Patel (Arjun), mais uma vez mostra todo seu talento e mereceria uma indicação sim ao Oscar de melhor ator em 2020. Anupam Kher, que faz o superior de Arjun também emociona. Contudo, Armie Hammer (David) mostra a sua habitual canastrice e destoa do resto do elenco.