Segundo o The Hollywood Reporter, “Cinquenta Tons Mais Escuros” e “Cinquenta Tons de Liberdade” serão filmados simultaneamente. O novo diretor da franquia é James Foley (“House os Cards”). A atriz Dakota Johnson, que protagoniza a série, se mostrou confiante no trabalho do novo diretor, em entrevista recente: “Estou muito empolgada. Houve um momento que tive medo, pois não tinha ideia de como seria. Tive uma experiência com Sam (Taylor-Johnson) e tudo aquilo foi embora. Agora estou animada, pois acho James (Foley) um cineasta talentoso”.

A trama seguirá os eventos de “Cinquenta Tons de Cinza”, mostrando a luta de Christian Grey (Jamie Dornan) contra seus demônios internos e os dilemas morais de ser um sadomasoquista e ao mesmo tempo, tendo que viver com a paixão pela amada. Já Anastasia Steele (Dakota Johnson) tem que conviver com o ciúme das namoradas anteriores de Grey.

O roteiro é de Niall Leonard, marido da autora E.L. James. “Cinquenta Tons Mais Escuros”, que terá um tom mais de suspense, estreará no dia 10 de fevereiro de 2017.