• Avaliação Viva o Cinema:

O famoso Conclave da Igreja Católica para escolher um novo Papa sempre foi marcado de muito mistério e desperta curiosidade de todos. Então, este filme veio para lançar luz sobre este importante evento.

Ralph Fiennes (Thomas Lawrence) entrega uma interpretação primorosa e merece sua indicação ao Oscar de melhor ator. O longa tem cenas emblemáticas, como quando Lawrence, antes de começar o Conclave, olha para uma parede de pedras. Lá já é sinalizado o que o sacerdote passaria.

O filme não poupa e mostra toda uma podridão da Igreja Católica e como ela é permeada pela política. Na competição temos quatro candidatos para assumir como chefe maior da Igreja. E começa uma acirrada e silenciosa competição.

Como quando um dos postulantes ao cargo tem uma acusação grave e Lawrence tem que saber como lidar com isso através de sua capacidade lógica e não deixar a notícia vazar para a imprensa.

O inferno chegará amanhã quando trouxermos os cardeais”. Esta frase dita pelo personagem interpretado por Stanley Tucci logo no início do filme mostra bem o que iremos encontrar nas telonas. Homens egoístas que colocam a disputa política acima da religião que juram professar.

Mais sobre Conclave

Um dos pontos altos do filme é o design de produção. A diretora de arte Suzie Davies nos transporta para o Vaticano. Vale lembrar que é proibido fazer filmes na Capela Sistina ou na Casa Santa Maria. Mas Suzie Davies faz réplicas perfeitas destes ambientes.

A direção de fotografia também merece aplausos, pois cria no filme um espetáculo entre os corredores claustrofóbicos do Vaticano e consegue demonstrar com perfeição a solidão de um dos lugares mais isolados do mundo.

Entretantom Conclave tinha tudo para ser mais um longa burocrático e chato. Mas escapou desta armadilha graças ao roteiro dinâmico de Peter Straughan. Inclusive com um plot twist sensacional no final do filme. O roteiro é tão bom que o espectador não sente passar as 2 horas de filme.

Então, longa foi indicado ao Oscar de melhor filme, direção, ator (Ralph Fiennes), atriz coadjuvante (Isabella Rossellini), roteiro adaptado, design de produção, figurino e trilha sonora