• Avaliação Viva o Cinema:

Mais que um filme, Coringa é uma experiência única. Daqueles casos raros da história do cinema em que o espectador sai literalmente acachapado, tentando entender as sensações sentidas durante a projeção.

Aliás, com uma clara inspiração no clássico Taxi Driver, o diretor Todd Phillips (Se Beber, Não Case), faz um grande estudo da loucura e da insanidade. Entretanto, o cineasta aproveita também para fazer uma crítica ácida à nossa sociedade. Primeiramente mostrando como debochamos e ridicularizamos de quem não é “normal”. E em outro momento, como enaltecemos criminosos.

O roteiro acerta em cheio em ambientar a história no final dos anos 70 e início dos 80. Pois, assim, evita conexões com outros personagens do universo da DC Comics. Porém, vale ressaltar que o longa dá uma introdução espetacular no motivo da rivalidade entre Bruce Wayne (Batman) e Coringa.

Resultado de imagem para filme coringa 2019

As outras inúmeras qualidades de Coringa

Além disso tudo, outro acerto do filme é a imagem escura, ás vezes meio azulada. Mostrando como é o mundo e a alma do personagem. Mas o longa também tem uma ironia. A mãe chama Arthur Fleck, nome do Coringa, de Happy (Feliz). Justamente ele que é o simbolo da tristeza, da insanidade e da loucura.

E separei este parágrafo para falar da interpretação de Joaquin Phoenix. O que o ator faz no filme é simplesmente espetacular. Ouso dizer que é uma das maiores interpretações da história do cinema. Ao mesmo tempo em que nos transmite pena, faz com que sentimos raiva. Phoenix transmite toda a dor do personagem com o olhar. Faz com perfeição a escalada da loucura do Coringa. De um humorista frustrado e doente, discriminado e ridicularizado, para um assassino violento. A cena da dança na escadaria já entrou no hall das maiores e mais icônicas cenas da história do cinema. Phoenix deve ser, e assim espero, o grande favorito ao Oscar de melhor ator.

Coringa é, sem dúvidas, o melhor filme do ano até agora.

Porém, um alerta! Não é filme para criança, pois é bem violento e perturbador.