Nos anos 80, o ator Michael J. Fox virou um super astro graças a um filme bem ao estilo da década, assim nasceu o filme “De Volta Para o Futuro”, dirigido por Robert Zemeckis e produzido por Steven Spielberg. E para comemorar esta grande data, alguns atores do longa se reuniram esta semana, como Christopher Lloyd, o eterno Doutor Emmett Brown, Lea Thompson, mais conhecida como Lorraine Baines, a senhora McFly (ou a futura senhora McFly, dependendo do momento do filme), Donald Fullilove, que interpretou Goldie Wilson, o futuro prefeito de Hill Valley, e Claudia Wells, a Jennifer Parker, namoradinha de Marty McFly, personagem de Fox, que não pôde comparecer devido ao agravamento do Parkinson, que o astro sofre há algum tempo. O ator Christopher Lloyd falou sobre o clássico em entrevista à revista People: “É incrível que depois de 30 anos o filme continue a crescer. As crianças que assistiram ao filme quando ele foi lançado são adultos com filhos agora, e a roda está girando. Continua acontecendo”. Veja a foto do encontro abaixo:

Christopher Lloyd, Lea Thompson, Donald Fullilove, Claudia Wells

E aqui vai algumas curiosidades sobre o clássico, que o site Adoro Cinema publicou:

Sid Sheinberg sugeriu mudar o título para “Spaceman from Pluto”. Spielberg apenas riu do então presidente da Universal e manteve “De Volta Para o Futuro”.

Nas primeiras versões do roteiro, a máquina do tempo era uma geladeira! Zemeckis e Spielberg perceberam que a ideia era perigosa ao público infantil e decidiram mudar.

Ainda bem! Assim, o diretor Robert Zemeckis pôde se encantar pelo visual futurístico da DeLorean. O carro com jeito de nave espacial tornou-se um dos maiores ícones da trilogia.

Erick Stoltz foi Marty McFly por 5 semanas, porque Michael J. Fox atuava na série Caras e Caretas. Para que este pudesse atuar no filme, grande parte da produção aconteceu foi rodada de madrugada.

Sid Sheinberg deu um outro pitaco: que o animal de estimação de Doc Brown não fosse o chimpanzé Shemp. Para nossa sorte, a sugestão foi atendida, e o carismático Einstein ganhou a tela.

A popularidade de De Volta Para o Futuro impulsionou a prática do skateboarding nos EUA.

Marty homenageia diversas lendas do Rock em sua icônica perfomance de “Johnny B. Goode”: pula numa perna como Chuck Berry; desliza como Pete Townshend do The Who; toca atrás da cabeça como Stevie Ray Vaughan; e termina o show com um solo inspirado em Jimi Hendrix e Van Halen.

Robert Zemeckis tinha medo da ironia a Ronald Reagan durante o filme. Pois o então Presidente dos Estados Unidos adorou a piada e pediu que o projecionista voltasse à cena.

Veja o trailer do primeiro filme da trilogia abaixo: