• Avaliação Viva o Cinema:

Destacamento Blood é mais uma obra-prima de Spike Lee. Mas isso já é uma redundância, pois Lee é um dos melhores diretores de cinema. Contudo, esta é uma de suas obras mais contundentes.

O cineasta já fez vários longas sobre o racismo. Mas neste aqui ele mostra o preconceito em um contexto jamais visto no cinema, que é a Guerra do Vietnã. Então, para se ter uma ideia, o longa expõe um dado estarrecedor: na época os negros eram 11% da população americana, porém eram 32% dos soltados no Vietnã.

Além disso, o filme mostra como o sistema corrompe homens e ideologias. Por exemplo, como cinco grandes amigos começam a brigar depois que encontram barras de ouro.

Contudo, a metralhadora giratória de Lee não parou por aí. Então sobrou até para o ex-presidente Donald Trump. O cineasta acusa que Trump era envolvido com a Ku Klux Klan, grupo supremacista branco, que  queima igrejas e espanca os negros nos EUA.

Uma crítica de Destacamento Blood | by Filipe Siqueira | Sabotagem | Cultura & Paranoia

Mais sobre Destacamento Blood

ESTE PARÁGRAFO PODE CONTER SPOILER. Além disso, uma das cenas mais marcantes do filme é quando Paul faz um desabafo, olhando para a câmera. Como se estivesse conversando com o governo e com a sociedade americano sobre as dores e sofrimentos dos negros e depois levanta o punho. É de arrepiar.

Mas Spike Lee ainda lembrou de homenagear o clássico Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola. Principalmente em duas cenas, na boate, onde um cartaz com o nome do filme aparece. Assim como na cena em que o helicóptero chega na selva.

Outro mérito do longa é a naturalidade dos atores, não parecem personagens e sim pessoas reais. Mas quero destacar a interpretação de Delroy Lindo (Paul). Ele faz um trabalho espetacular e de novo pergunto, cadê a indicação ao Oscar de melhor ator? Entretanto, não posso esquecer que no filme tem a participação do saudoso Chadwick Boseman.

Enfim, o longa foi indicado ao Oscar de melhor trilha sonora.

Sinopse: Em Destacamento Blood, durante a Guerra do Vietnã, um esquadrão de soldados negros do Exército dos Estados Unidos, que se autodenominam Bloods, protege o local de um acidente de avião da CIA e recupera sua carga, um recipiente com barras de ouro destinadas ao pagamento do povo Lahu por sua ajuda na luta contra os vietcongues. O esquadrão decide pegar o ouro para si, enterrando o precioso metal para recuperá-lo mais tarde. Contudo, um contra-ataque vietnamita impossibilita a localização do ouro enterrado, após uma explosão de napalm obliterar todos os marcos de identificação. Nos dias de hoje, graças a um deslizamento de terra, os Bloods, já veteranos, rastreiam o local onde o ouro está, tentando reaver a recompensa e o corpo de seu ex-líder que morreu durante o ataque vietnamita.