O Globo de Ouro, uma das mais prestigiadas premiações do cinema e da TV americana, foi envolvido em um escândalo sem precedentes. De acordo com o Los Angeles Tines, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood recebia presentes em troca de indicações ao prêmio.

Por exemplo, a Netflix deu para membros da Associação uma viagem de luxo para Paris. Logo depois a série Emily in Paris recebeu duas indicações ao prêmio. Contudo, a série foi mal recebida pela crítica. Além disso, o próprio produtor questionou as indicações.

Entretanto, após este escândalo, a Associação anunciou mudanças. O número de integrantes aumentará em 50% nos próximos 18 meses. Além disso, terão mais diversidade, com foco em membros negros. Outra mudança anunciada é que nenhum membro poderá ganhar presentes.

Globo de Ouro

Mas as polêmicas do Globo de Ouro não param por aí

Imediatamente após a divulgação de todo este escândalo, Tom Cruise resolveu devolver seus três prêmios recebidos pela Associação. O astro recebeu o Golden Globe três vezes: 1990, por Nascido em 4 de Julho, e repetiu o feito em 1997, por Jerry Maguire – A Grande Virada, e em 2000 por Magnólia. De acordo com o Indiewire, ele já enviou os prêmios para a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.

Além disso, a emissora americana NBC afirmou que não transmitirá a premiação no ano que vem. Com isso, o evento ficará sem transmissão oficial.

Enfim, depois disso tudo resta saber se ainda poderemos levar o Golden Globe a sério. Uma pena, pois nem o cinema escapa da triste marca da corrupção.