• Avaliação Viva o Cinema:

Não sei porque motivos este excelente filme foi direto para DVD e serviços on-demand.  “Ex-Machina” é uma ficção científica passada nos tempos atuais que tem um roteiro elaborado como há muito não se via no cinema americano.

São somente três personagens no longa: Caleb (Domhnall Gleeson), Nathan (Oscar Isaac) e o robô Ava (Alicia Wikander). Através destas 3 pessoas o roteiro trata de vários temas e questionamentos atuais, como a relação entre empregado e patrão e quem dominará mais: o homem ou a máquina.

Outro grande ponto positivo do roteiro é deixar os três personagens com  personalidades indefinidas, que vão se revelando aos poucos. Não tem herói nem vilão definido, não sabemos das intenções de cada um deles. Com isso, vai se estabelecendo quase uma partida de xadrez em que o espectador é chamado para participar e tentar decifrar tudo que está em jogo. Se não bastasse, o roteiro conta com várias reviravoltas até o último minuto, quando você acha que está tudo resolvido, vem mais surpresa.Ou seja, desde já fica a torcida do seu blog de cinema para que o longa fature o Oscar de melhor roteiro original.

A câmera com um tom meio azulado dá a impressão obscura e misteriosa, que se completa com as poucas tomadas fora da casa em que quase sempre aparece uma névoa. O elenco está com um entrosamento espetacular. Domhnall Gleeson dá conta do recado, mas quem rouba a cena é Oscar Isaac, absolutamente espetacular em todos os momentos, principalmente nas ironias. Alicia Wikander, indicada ao Oscar este ano por “A Garota Dinamarquesa” também dá show de interpretação.

O filme foi indicado a 2 Oscar: Melhor roteiro original e efeitos visuais. Ah, e está disponível no Telecine Play de graça!