O novo filme do consagrado diretor chinês Jia Zhangke (“Um Toque de Pecado”),”Mountains May Depart”, se tornou o favorito à Palma de Ouro depois de arrancar fortes aplausos após sua exibição em Cannes.
O longa fala da ocidentalização da China e como isso está interferindo na cultura, nos costumes e no mercado e para isso, o cineasta usa passado, presente e futuro.
O filme começa em 1999, quando Tao é disputada por dois amigos e se casa com um deles. Do fruto desta união, nasce o filho chamado Dólar.
Depois a história dá um salto para 2014, com Tao divorciada e com pouco contato com o filho. A fase 3 passa em 2025, quando Tao e a maioria dos chineses foram para a Austrália e a nova geração abandona o mandarim e só fala inglês.
O currículo do diretor é para dar inveja a muitos cineastas: ele já ganhou o Leão de Ouro em Veneza por “Em Busca Da Vida”(2006) e a Palma de Ouro em Cannes por “Um Toque de Pecado” (2013).
Os brasileiros vão ter sim a chance de ver este elogiado longa, mas como sempre, em se tratando de filmes que não sejam blockbusters, ainda não tem data de estreia.