• Avaliação Viva o Cinema:

Ao ler a sinopse de Green Book-O Guia, muitos lembraram do clássico Conduzindo Miss Daisy. Aliás, é normal fazer uma comparação entre os dois. Porém, Green Book-O Guia é um Conduzindo, mas em ordem invertida. Enquanto no filme dos anos 90 era um negro dirigindo para uma senhora branca, em Green Book tem um branco dirigindo para um famoso negro.

Contudo, muitos devem achar que o longa é mais do mesmo, um filme sobre o racismo. Mas o diretor Peter Farrelly, de comédias como Quem Vai Ficar com Mary, faz uma película que é uma comédia, que trata de um assunto sério, com pitadas de drama e de reflexão.

Reflexão pois mostra Don Shirley (Mahershala Ali) que vai em busca de um encontro com ele mesmo e suas origens e para isso, contrata um motorista, Tony Lip (Viggo Mortensen), racista e os dois vão juntos para o sul dos Estados Unidos. Justamente na época em que o racismo era uma realidade pesada, os anos 60. Contudo, os dois personagens revezam de papel algumas vezes. Com isso, nem sempre um é patrão do outro. Talvez o momento com maior reflexão é quando o carro deles quebra, Shirley sai todo elegante e em sua frente tem uns negros trabalhando em condições sub-humanas. Provavelmente é a cena que mais resume o longa.

Resultado de imagem para green book

Green Book-O Guia: elenco e outras qualidades

Ao contrário dos longas anteriores de Farrelly, aqui não há piadas bobas e sim uma comédia inteligente, que causa risos naturalmente.

O elenco está espetacular. Viggo Mortensen faz um belo trabalho, mas em alguns momentos soa um pouco caricato. Porém, Mahershala Ali  emociona e faz uma composição perfeita.

Sinopse: 1962. Tony Lip (Viggo Mortensen), um dos maiores fanfarrões de Nova York, precisa de trabalho após sua discoteca, o Copacabana, fechar as portas. Ele conhece um um pianista e quer que Lip faça uma turnê com ele. Enquanto os dois se chocam no início, um vínculo finalmente cresce à medida que eles viajam.

O longa foi indicado a 5 Oscar: melhor filme, ator (Viggo Mortensen), ator coadjuvante (Mahershala Ali), roteiro original e montagem.

Veja todos os indicados ao Oscar 2019 aqui .