• Avaliação Viva o Cinema:

King Richard: Criando Campeãs é uma cinebiografia. Mas tenta fugir ao máximo do padrão dos filmes do gênero. Antes de mais nada, o roteiro poderia escolher contar a história somente de Venus e Serena Williams. Contudo, o longa opta por colocar como foco o pai das duas consagradas tenistas, Richard Williams (Will Smith).

E isso faz uma grande diferença, já que com certeza o público seria mais atraído se contasse a história somente das duas estrelas. Além disso, o longa mostra um belo drama familiar que envolve o espectador. Quem está assistindo ao filme, se sente parte daquela família.

Outro aspecto positivo é o roteiro mostrar que a motivação de Richard Williams era livrar as filhas da segregação racial que viveu durante a sua vida. Isso fica muito claro no início, quando ele entra em um clube de tênis frequentado por brancos e ricos e é tratado com desdém.

O real e a ficção em 'King Richard', filme sobre pai das irmãs Williams |  VEJA

O filme também mostra a violência com que os Williams tem que conviver em Campton, California. Como também o desejo de Richard de tirar as filhas daquelas ruas e protegê-las.

Além disso tudo, o roteiro poderia facilmente cair em uma romantização barata. Mas mostra um pai abnegado sim. Contudo, teimoso e que muitas vezes é tratado como louco pelos outros personagens. Assum como as vezes em que ele tenta tratar a esposa, Oracene ‘Brandy’ Williams (Aunjanue Ellis), como submissa e ela reage.

Mais sobre King Richard: Criando Campeãs

Contudo, o filme comete um pecado comum e até irritante em Hollywood. Que é colocar a todo momento uma música para forçar emoção no espectador.

Enfim, sei que na crítica de Ataque dos Cães, afirmei que o Oscar de melhor ator deveria ser de Benedict Cumberbatch. Mas Will Smith está um monstro de interpretação neste filme e a disputa está claramente entre os dois. E ambos merecem. Aunjanue Ellis  ( Oracene ‘Brandy’ Williams) também faz um bom trabalho e talvez mereça a indicação ao Oscar de atriz coadjuvante.

Sinopse: O  filme biográfico inspirado em Richard Williams, pai das famosas tênistas Serena Williams e Venus Williams. Obstinado em fazer de suas filhas futuras campeãs de tênis, Richard (Will Smith) usa métodos próprios e nada convencionais. Seguindo a visão clara de futuro que construiu para as filhas Serena (Demi Singleton) e Venus (Saniyya Sidney). Determinado, o pai das garotas vai fazer de tudo para que elas saiam das ruas de Compton. O objetivo é levá-las para as quadras do mundo todo. Armado com plano ousado, Richard Williams trabalha para escrever suas filhas na história.  As meninas são moldadas pelo compromisso inflexível de seu pai.  Como também pela perspectiva equilibrada e intuição aguçada de sua mãe, desafiando as probabilidades aparentemente intransponíveis e as expectativas prevalecentes diante delas. King Richard segue a jornada edificante de uma família cuja determinação inabalável e crença incondicional acaba por entregar duas das maiores lendas do esporte do mundo.

Finalmente, o longa foi indicado ao Oscar de melhor filme, ator (Will Smith), atriz coadjuvante (Aunjanue Ellis), edição, roteiro original e canção (“Be Alive”, da Beyoncé). O filme está disponível na HBO Max e no Now.