Leviatã (Leviathan)
Leviatã é uma criatura mitológica, como foi o monstro do Lago Ness e o nome do filme nada mais é do que uma parábola do que está ocorrendo com os seres humanos, tornando-se ambiciosos, corruptos, infiéis. Sim, porque o longa trata sim da corrupção na política, mas não só sobre isso, mas de todos os desvios de caráter que grande parcela dos humanos vem adquirindo. E isso fica muito claro em várias imagens de Leviatã, como quando mostra ossada de baleia, mais uma parábola genial do longa, pois nem as baleias conseguiram conviver com tanta podridão dos seres humanos.
O filme, que conta a história de um pescador que luta contra o prefeito corrupto que quer demolir sua casa, é uma verdadeira aula de cinema. O diretor Andrey Zvyagintsev ( do ótimo “Elena” de 2011), mais uma vez vem com uma obra-prima, com imagens que dão a mensagem que o filme quer passar, que há muito não se via no cinema. Não é à toa que é o favorito para levar o Oscar de melhor filme estrangeiro.
O elenco também tem uma interpretação perfeita, com total sintonia, mas vale destacar mais o protagonista, interpretado por Aleksey Serebryakov (Kolya), que emociona muito através do olhar.
Aliás, mais um belo exemplar de um dos cinemas que mais cresce no mundo, o da Rússia, que ano passado veio com “O Chefe”, excelente policial que foi para Cannes.
Que tal receber atualizações no seu Facebook ou Instagram? Siga o Viva o Cinema
Comentários