O cinema hoje está de luto, morreu a atriz Maggie Smith. Vencedora de 2 Oscar e com mais 3 indicações a estatueta dourada.Mas, claro que muitos lembrarão dela somente por Harry Potter. Mas a carreira desta grande estrela vai muito além da famosa franquia. Vale lembrar que ela brilhou também na excelente série Downton Abbey.

A atriz tinha 89 anos e a informação foi confirmada por um comunicado dos filhos, Toby Stephens e Chris Larkin.

“É com grande tristeza que informamos a morte de Maggie Smith. “Ela morreu pacificamente, no hospital, na manhã desta sexta-feira (27). Uma pessoa intensamente reservada, esteve com seus familiares e amigos até o fim. Ela deixa dois filhos e cinco amados netos que estão devastados com a enorme perda de sua extraordinária mãe e avó.” Contudo, a causa da morte não foi divulgada.

Além disso, a família agradeceu a atenção da equipe médica e pediu que todos respeitem a sua dor.

Mais sobre o luto e a perda desta grande estrela

Então, “Dame Maggie” fez vários personagens importantes da história do cinema. Fez uma impecável madre superiora em Mudança de Hábito (1992), ao lado de Whoopi Goldberg. Além da professora de Hogwarts Minerva McGonagall na franquia Harry Potter. Mas ela fez vários personagens. Só para citar dois, ela fez a acompanhante neurótica em Uma Janela Para o Amor (1985) e uma idosa sem teto em A Senhora da Van (2015).

Alguns companheiros de cena lamentaram a perda.

O perfil oficial do Harry Potter no Instagram a chamou de “uma força brilhante como Professora McGonagall em todos os oito filmes”. Além disso, complementou:

“Estamos muito tristes em saber de sua morte hoje, aos 89 anos. Sua inteligência rápida e presença formidável como Diretora da Casa Grifinória garantiram que Hogwarts estivesse sempre em mãos seguras”,

Dan Stevens, que interpretou Matthew Crawley em Downton Abbey publicou em um dos stories do Instagram:

“Realmente uma das melhores. Descanse em paz”

Hugh Bonneville, também de Downton Abbey, soltou um comunicado dizendo o seguinte:

“Qualquer um que já tenha compartilhado uma cena com Maggie atestará seu olhar aguçado, sagacidade afiada e talento formidável. Ela foi uma verdadeira lenda de sua geração e felizmente viverá em tantas performances magníficas na tela.

Mas claro que não poderia faltar o intérprete de Harry Potter, Daniel Radcliffe chamou a atriz de “incrivelmente gentil” e “extremamente engraçada”. Além disso, ele complementou:

“Lembro-me de ficar nervoso ao conhecê-la, mas ela me deixou imediatamente à vontade. Ela foi incrivelmente gentil comigo naquela filmagem, e então tive a sorte de continuar trabalhando com ela por mais 10 anos nos filmes ‘Harry Potter’”, disse ele à Variety.

Enfim, o luto foi geral no cinema. Vai em paz, grande Maggie Smith.