Os primeiros premiados de Cannes foram divulgados, veja os vencedores da Mostra “Um Certo Olhar”, do Júri da Crítica , da Quinzena dos Realizadores , do Júri Ecumênico e da Palm Dog, lembrando que ainda faltam os laureados da Mostra Competitiva. Veja a lista abaixo:

MOSTRA UN CERTAIN REGARD

Melhor Filme
Hrútar – Dois irmãos que não se falam há 40 anos, tem que trabalhar juntos para salvar um rebanho de ovelhas em uma fazenda na Islândia

Prêmio do Júri
Zvizdan – Três histórias de amor de três décadas consecutivas em dois vilarejos vizinhos balcânicos marcados por uma longa história de ódio interétnico. Este é um filme sobre os perigos e a força dos amores proibidos.

Melhor Diretor
Journey to the Shore – filme do consagrado Kiyoshi Kurosawa. Depois de três anos separados, Yusuke volta, de repente, para a sua esposa Mizuki e a convida para conhecer as pessoas com quem ele conviveu durante esses anos. Ao mesmo tempo em que Mizuki interage com os novos amigos, ela questiona a visão que tem do marido e a mudança que sofreu enquanto ele estava ausente.

Prêmio Um Certo Talento
Comoara – Dois homens passam por uma série de acontecimentos inesperados na tentativa de encontrar um tesouro perdido.

Revelação
Masaan – Personagens de diferentes castas divididos entre tradição e modernidade em Varanasi, no Vale do Ganges, Cidade Sagrada dos Hindus.
Nahid – O filme relata uma dramática história de amor na sociedade iraniana.

JÚRI DA CRÍTICA

Mostra Competitiva
Saul Fia – No horror de 1944, Auschwitz, um prisioneiro forçado a queimar os cadáveres de seu próprio povo encontra alívio moral ao tentar salvar das chamas o corpo de um menino.

Mostra Un Certain Regard
Masaan, que também ganhou como Revelação na Mostra Un Certain Regard- Personagens de diferentes castas divididos entre tradição e modernidade em Varanasi, no Vale do Ganges, Cidade Sagrada dos Hindus.

Semana da Crítica / Quinzena dos Realizadores
Paulina – Paulina (Dolores Fonzi), 28 anos, largou uma promissora carreira na advocacia para ser professora em uma região problemática da Argentina. Sacrificando o namoro e a confiança do pai, um poderoso juiz local, ela sustenta as suas convicções de ensino e política. Mesmo após ser agredida na chegada por uma gangue de jovens que, inclusive, são seus alunos ela precisa se esforçar nesse ambiente estranho.

QUINZENA DOS REALIZADORES

Prêmio Art Cinema
El Abrazo de la Serpiente – O primeiro encontro e a primeira traição entre Karamakate, um xamã amazônico que é o último sobrevivente de sua tribo, e dois cientistas que – com quarenta anos de diferença – percorrem o rio Amazonas atrás de uma planta sagrada que possa curá-los. Baseado em diários dos primeiros exploradores a estarem na Amazônia Colombiana (Theodor Koch-Grunberg y Richard Evan Schultes).

Prêmio SACD
Trois Souvenirs de Ma Jeunesse – Paul Dédalus (Mathieu Amalric) recorda sua infância e adolescência. Família, amigos, dores, estudos, a descoberta da antropologia e, principalmente, a paixão por Esther (Lou Roy-Lecollinet).

Prêmio Europa Cinemas
Mustang – No início do verão em um vilarejo turco, Lale e suas 4 irmãs brincam de forma debochada com os meninos, o que acarreta em um escândalo de consequências muito fortes: a casa delas se torna praticamente uma prisão, elas aprendem a limpar ao invés de ir para a escola e seus casamentos começam a ser arranjados. As cinco não deixam de desejar a liberdade, e tentam resistir aos limites que lhes são impostos.

Melhor Curta-metragem
Rate Me

Menção Especial – Curta-metragem
The Exquisite Corpus

JÚRI ECUMÊNICO

Melhor Filme
Mia Madre – Filme da consagrada Nanni Moretti (“Habemus Papa”) conta a história de Margherita (Margherita Buy), que é uma diretora de cinema que está prestes a iniciar as filmagens de seu novo longa-metragem, que será protagonizado pelo galanteador astro internacional Barry Hughins (John Turturro). Paralelamente, ela precisa lidar com vários problemas em sua vida pessoal, como o fim de um relacionamento e a doença da mãe (Giulia Lazzarini), que está internada no hospital.

Menção Honrosa
La Loi du Marché- Aos 51 anos, após 20 meses de desemprego, Thierry (Vincent Lindon) consegue um novo trabalho, mas logo se vê ante um dilema moral. Para manter o emprego ele deverá aceitar tudo?
Taklub- do filipino Brillante Mendoza conta a história de sobreviventes no rescaldo do tufão Yolanda, nas Filipinas.

PALM DOG

Lucky, o poodle maltês espanhol “de As Mil e uma Noites – Volume 2, O Desolado”