• Avaliação Viva o Cinema:

O Beco do Pesadelo é mais um filme de Guilherme Del Toro. Aquele mesmo que faz filmes com criaturas e fantasias. Por exemplo, A Forma da Água e Labirinto do Fauno. Apesar disso, neste longa os monstros não existem, pois eles são os seres humanos.

Logo na primeira cena, o personagem do Bradley Coopper arrastando algo, parecendo um corpo e colocando fogo. Então, a câmera mostra ele em um trem com uma penumbra, até que a imagem fica totalmente escura. Nesse momento, o cineasta mostra que ele está entrando em um momento sombrio.

Del Toro mostra a crueldade do ser humano quando no circo, uma multidão se junta para aplaudir um “espetáculo” e pagar por isso. Mas o “show” é simplesmente mostrar um homem que foi preso como bicho, saindo da gaiola para matar uma galinha e comer.

Apesar de ser sim um filme lento, principalmente na primeira metade, o espectador é aos poucos envolvido. E na segunda parte, o roteiro deslancha e vemos mais um belo longa.

Em 'O Beco do pesadelo', Guillermo del Toro entrega thriller noir elegante  e sangrento sobre moral; g1 já viu | Cinema | G1

Mais sobre O Beco do Pesadelo

Mas vale lembrar que o filme é um remake do clássico noir de 1947. E Del Toro usa elementos do gênero, como quando Cooper aparece com um chapéu de aba tampando o rosto e em silêncio por longos minutos. Uma clara homenagem aos protagonistas dos filmes da década de 40, como Humphrey Bogart. Contudo, o cineasta traz inovaçções ao gênero, mostrando um pouco de horror físico e até psicológico. Outro aspecto que impressiona é como o roteiro mexe com o espectador. Logo no início, você sente uma pena do personagem, no meio, uma raiva.

Além disso, os melhores momentos do filme são quando Cooper contracena com a sempre deslumbrante Cate Blanchett (Dra. Lilith Ritter). O roteiro utiliza com maestria estas cenas para aos poucos desvendar o misterioso personagem de Cooper.

Aliás, onde está a Academia que não deu uma indicação ao Oscar para Bradley Cooper (Stanton Carlisle)? Certamente é a melhor interpretação de sua carreira e é a maior injustiça da premiação este ano. Além disso, o elenco ainda conta com atores maravilhosos como William Dafoe, Toni Collette e Richard Jenkins.

Sinopse: Quando o carismático, mas sem sorte, Stanton Carlisle se torna querido para a vidente Zeena e o seu marido mentalista Pete numa feira itinerante, ele ganha um bilhete dourado para o sucesso, usando o conhecimento adquirido com eles para ludibriar a elite rica da sociedade de Nova Iorque dos anos 1940. Com a virtuosa Molly lealmente ao seu lado, Stanton planeia enganar um magnata perigoso com a ajuda de uma psiquiatra misteriosa que pode vir a ser sua melhor adversária.

O Beco do Pesadelo foi indicado ao Oscar de melhor filme, design de produção, figurino e fotografia. Mas só pode ser visto nos cinemas, no momento.