• Avaliação Viva o Cinema:

O filme do até então desconhecido diretor norueguês Morten Tyldum mostra ao espectador o quão promissora é a sua carreira, pois é um belíssimo longa, com um roteiro que vai caminhando com vários flashbacks mostrando a infância do protagonista. A história, baseada em fatos reais, gira em torno da biografia do Alan Turing, um gênio da matemática que ajudaram os aliados a vencerem a Segunda Guerra Mundial. Mas aviso, não espere ver cenas de guerra no filme, já que isso não é essencial para o roteiro.
Ainda por cima, o longa conta com uma das melhores interpretações já vistas no cinema nos últimos anos. Estou me referindo ao ator Benedict Cumberbatch (Alan Turing), que dá um show digno de muitos aplausos, em uma caracterização perfeita, mostrando os nuances do protagonista e sua luta para, inclusive, esconder a homossexualidade. Merece, sem dúvidas, ganhar o Oscar de melhor ator. Keira Knightley(Joan Clarke)também faz um belo trabalho e mereceu a indicação de melhor atriz coadjuvante, aliás, o elenco deste filme está perfeito, inclusive Allen Leech (John Cairncross), que em um intervalo da série Downton Abbey, participou do longa, que foi baseado no livro “Alan Turing: The Enigma”, escrito por Andrew Hodges.
O filme foi indicado a 8 Oscar: melhor filme, melhor ator(Benedict Cumberbatch), Melhor atriz coadjuvante(Keira Knightley), melhor diretor, melhor roteiro adaptado,melhor edição, melhor design de produção e melhor trilha sonora.