Uma Prova de Coragem é o típico filme de superação americano, daqueles que o público adora. Que parece ter saído de uma ficção de tão absurda que é a situação toda. No filme, Michael (Mark Wahlberg) é um corredor de provas, destas que levam dias para serem concluídas. Ele lidera uma equipe que perde uma prova porque Michael não quis escutar os companheiros.

Com isso, ele cai no ostracismo até ser motivado pela sua esposa, Helen (Juliet Rylance) a reunir a equipe novamente. Então ele chama Leo (Simu Liu), Olivia (Nathalia Emmanuel) e Chik (Ali Sulliman) para uma última prova. Desta vez o cenário é a República Dominicana.

O roteiro de Michael Brandt e Mikael Lindnord, este último foi quem viveu a situação realmente, se divide em dois núcleos. Tem a parte do Michael, com seu drama pessoal, dele tentando conseguir patrocinadores e reunindo a equipe. A parte com os tentando sair do ostracismo. Então, tem a parte burocrática patrocinadores, que dura uns 10 minutos, poderia ser facilmente cortada, pois é maçante. Mas há também a parte do cachorro de rua, perambulando pelas ruas da República Dominicana. O animal é maltratado e tratado sem um mínimo de ternura.

Mais sobre Uma Prova de Coragem

Contudo, o roteiro demora muito para trazer o cachorro ao protagonismo da história. Além de demorar para fazer o encontro do Arthur, nome do cachorro, com a equipe de Michael. Eles só se esbarram depois de meia hora de filme. Tempo este que cansa o espectador e poderia ser cortado à metade. Ou seja, o filme dura 1 hora e 40 minutos, mas tem tantas cenas desnecessárias que poderia durar somente 1 hora e 30 minutos no máximo.

Então, mesmo após o encontro com o cachorro, o roteiro demora a dar protagonismo ao Arthur, continuando as histórias dos humanos que às vezes ficam repetitivas e incomodam o espectador.

E quando Arhur finalmente consegue o protagonismo que o público quer ver. Afinal é um filme sobre animais. Mas o roteiro dá uma inexplicável acelerada.

Enfim, o filme é sobre a linda história de um cão de rua e sua resistência para sobreviver aos maus tratos. E nos faz refletir que todo animal só quer carinho.