• Avaliação Viva o Cinema:

Uma grata surpresa. Acima de tudo, é assim que defino Uma Noite em Miami, o primeiro filme dirigido pela atriz Regina King. Apesar do filme se passar quase todo em um quarto de hotel, o longa entrega um roteiro perfeito.  O filme narra um suposto encontro entre 4 amigos famosos: Malcolm X, Cassius Clay (Muhammad Ali), Jim Brown e Sam Cooke. Mas esta comemoração seria após uma vitória de Cassius no boxe.

Então, o roteiro começa com diálogos divertidos, alegres. Os 4 bem-sucedidos amigos querendo comemorar.  Mas o primeiro confronto ocorre já que Malcolm X é muçulmano e não tem bebida em seu quarto.  Ou seja, quer uma comemoração mais “reflexiva”.

Mas os diálogos longos e super bem escritos vão avançando para discussões raciais. Principalmente entre Sam Cooke e Malcolm X.  E o espectador vai refletindo sobre os argumentos de cada em ima época, década de 60, em que o racismo era brutal nos EUA.

Aventuras na História · Uma Noite em Miami: conheça o filme que recebeu  três indicações ao Oscar 2021

Mais sobre Uma Noite em Miami

Além disso, o grande mérito de Regina King foi não tomar partido nesta discussão. Ou seja, fazer o espectador pensar, refletir. E o posicionamento das câmeras ajudam nisso também, já que evitam o zoom, sempre em campo aberto.

Aliás, é bem difícil fazer um filme com diálogos longos sem quebrar o ritmo. E King consegue isso com maestria. Uma bela estreia na direção.

Leslie Odom Jr. encarna com perfeição o grande Sam Cooke e merece a indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante. Contudo, o mesmo não se pode dizer de Eli Goree  (Cassius Clay) que faz uma interpretação frágil por vezes caricata e deixa muito a desejar.

Sinopse: One Night In Miami é um recorte da vida do lutador de boxe da categoria de peso-pesado, Cassius Clay, o Muhammad Ali. O filme acompanha sua trajetória desde jovem, quando ganhou visibilidade após participar do Miami Beach Convention Center e sair como vencedor de sua categoria, além de revisitar como se deu o início de sua amizade com Malcom X, Sam Cooke e Jim Brown.

O filme foi ndicado a 3 Oscar: melhor ator coadjuvante (Leslie Odom Jr.), roteiro adaptado e canção original (Speak Now).