Vitória

O filme Vitória conta com a história de uma mulher idosa que conseguiu desmantelar uma quadrilha de bandidos e policiais filmando da sua janela as atividades criminosas. Quando a violência entra nos nossos lares transformando uma atividade cotidiana, de observar a vida, em algo perigoso.
E o que falar de Fernanda Montenegro? Ela, como sempre arrasa. Com seus 95 anos, continua nos presenteando com seu trabalho em Vitória. E a interpretação dela nesse longa é de aplaudir de pé. Já que tem várias nuances e ela sem chorar, nos passa toda a tristeza e o medo da Nina, sua personagem no filme.
E tem uma clara referência ao clássico Janela Indiscreta, de Alfred Hitchcock. Como nos momentos de Nina observando pela janela tudo que está ocorrendo. Mas ao contrário do clássico, aqui não há mistérios e sim uma realidade dura e difícil. E o longa consegue ser um melodrama e um thriller policial e passa de um gênero a outro com maestria.

Mais sobre Vitória
Então, o apartamento de Nina, quase que um cenário único do filme deixa de ser um lar aconchegante de uma simples idosa e se torna um quartel general. E isso a montagem do filme também arrasa.
E uma das cenas mais emocionantes do longa é a relação entre Nina e Marcinho (Thawan Lucas). Além disso, como a difícil realidade de um garoto de comunidade transforma e rouba toda a inocência de uma criança. O filme também mostra o preconceito social, quando Marcinho é agarrado por outros condôminos, que não querem que ele entre no prédio, mesmo sendo um garoto inocente, pelo menos na primeira metade do filme.. E como a difícil realidade de um garoto de comunidade transforma e rouba toda a inocência de uma criança.
Além disso, outro aspecto muito bonito é a relação de amizade entre Nina e Bibiana (Linn da Quebrada). Apesar de viverem momentos diferentes, trajetórias de vidas diferentes, elas têm uma bela troca.
O filme é uma livre inspiração na vida real. Inclusive a verdadeira Nina é uma mulher negra em que os detalhes só foram revelados há pouco tempo, já que ela estava sob proteção legal.
Então, logo no início do longa, Nina leva um susto com um tiroteio e deixa uma xícara, que tinha um valor sentimental muito forte, mas não é revelado, cair no chão e quebrar. E enquanto Nina tenta colar a xícara, ela tenta consertar o problema da violência na comunidade em frente a sua janela. E estes dois momentos correm simultaneamente, mais uma bola dentro do roteiro.
Enfim, o filme é extremamente emocionante. Já que a interpretação de Fernanda Montenegro nos faz sentir pena de tudo que Nina está passando.
Que tal receber atualizações no seu Facebook ou Instagram? Siga o Viva o Cinema
Comentários