• Avaliação Viva o Cinema:

Mais uma vez, Lasse Hallström (do excelente “Regras da Vida”) volta ao tema da gastronomia, como fez em “Chocolate”, mas neste ele usa o assunto para falar de outro muito mais presente na Europa atual: a imigração e as diferenças culturais. E um aspecto interessante no filme é o cenário utilizado, uma cidade do interior da França com uma rua ou os 100 passos do título dividindo os dois lados.
A história gira em torno de uma família de indianos que saem do seu país para tentar a vida na Europa, mas quando o carro quebra perto de uma cidadezinha, eles decidem ficar e abrir um restaurante. Só que em frente a outro estabelecimento igual, que pertence a Madame Mallory (Hellen Mirren) e é muito chique, o que causa uma série de confrontos entre os dois lados.
Hellen Mirren dispensa comentários, é uma diva que merece sempre aplausos, mas vale destacar a interpretação espetacular de três atores: Manish Dayal (Hassan), que faz um trabalho contido e muito emocionante, o velho conhecido do cinema, o ator Om Puri (Papa) e Charlotte Le Bon (Marguerite).
Os movimentos de câmera também tem que ser ressaltado, principalmente nas cenas em que estão cozinhando, em que se usa o slow-motion, colocando sentimento em um ato comum de todos nós, que é cozinhar.
Muitos tem dito que tem clichês no filme, isso realmente tem, mas o que isso deprecia o resultado final de um trabalho tão bonito? Os críticos tem que parar de achar que cinema tem que ser necessariamente cheio de invenções… Cinema sempre foi e será contar uma bela história, com bom roteiro, boa direção e belos movimentos de câmera e isso você terá de sobra neste longa.

Filme disponível no NOW e na Itunes Store.