O jazz e o cinema são dois parceiros de longa data, já que o primeiro filme falado da história do cinema se chama “O Cantor de Jazz”, de 1927. Pensando nisso, o site Um Jazz Por Dia fez uma seleção de grandes filmes que tem a ver com o ritmo e que estão disponíveis no Netflix. E como o seu blog de cinema não tem problemas em divulgar outros sites, aí vai a lista:

 

B.B. King the Life of Riley

Que o Blues deu origem ao Jazz, todo mundo está cansado saber. Por isso, esse documentário sobre a lenda B.B. King, sua origem, história e grandes momentos da carreira é indispensável pra entender bem como tudo começou. Com narração de Morgan Freeman e participação de grandes nomes da música como Santana, Bono Vox, Eric Clapton e os Rolling Stones.

 

Chicago

A adaptação do famoso musical da Broadway mostra a era do jazz na cidade de Chicago nos anos 1920, usando celebridades, escândalos e corrupção como pano de fundo. Com grande elenco como Catherine Zeta-Jones, Renée Zellweger e Richard Gere, foi o grande vencedor do Oscar 2003, com seis estatuetas, incluindo a de Melhor Filme.

 

Hugh Laurie: Down by the River

Nada de bisturi ou lúpus, aqui vemos Dr. House em uma faceta muito diferente. O ator Hugh Laurie mostra seu talento como pianista e cantor em uma viagem a New Orleans.

 

Poucas e Boas

Dirigido por Woody Allen, Sean Penn interpreta um guitarrista de jazz que alcança grande sucesso na década de 1930. O personagem foi inspirado em Django Reinhardt, um dos criadores do estilo gypsy jazz.

 

Keep on Keepin’ On

Neste documentário, o trompetista americano Clark Terry, de 89 anos, é o mestre do prodígio pianista cego Justin Kauflin, de 23 anos. O longa mostra quatro anos de preparação para uma competição internacional, história real e semelhante à pop Whiplash.

 

O Grande Gatsby (1974)

O Grande Gatsby, livro de F. Scott Fitzgerald é considerado o mais importante sobre a Era do Jazz. Além de um dos grandes clássicos da literatura, a história ganhou seis versões cinematográficas. A adaptação de 1974 está disponível no Netflix.

 

The Zen of Bennett

Para nossa alegria, a Netflix está contando a história do jazz em documentários originais. Aqui Tony Bennett reflete sobre sua vida e carreira, um dia antes de completar 85 anos. Com participação de Lady Gaga, Amy Winehouse Carrie Underwood, Andrea Bocelli, John Mayer e Michael Buble.

 

What Happened, Miss Simone?

Este é um documentário necessário para qualquer fã de cinema. Em mais uma produção da Netflix, conhecemos a história e as mais profundas conquistas e conflitos da vida de uma das vozes mais marcantes da música.

 
A Princesa e o Sapo

Para finalizar, uma animação. Um filme de princesa clássico da Disney em que um príncipe é transformado em sapo deseja desesperadamente voltar a ser humano. Mas tem um detalhe: a história se passa na cidade de New Orleans, nos anos 1920, em plena popularização do jazz.

 

Ray Charles Ao Vivo

Que tal um show de Ray Charles na sua casa? Gravado quando o cantor comemorava 70 anos de vida, a apresentação traz ao vivo clássicos como Route 66, Hallelujah, I Love Her So, I’ve Got a Woman, entre outros.