• Avaliação Viva o Cinema:

Antes de mais nada, A Menina Silenciosa é um filme sobre relações humanas. Então, na primeira cena vemos a menina Cáit (Catherine Clinch) encolhida no jardim, como um bicho acuado. Logo depois, mostra sua família disfuncional e pouco amorosa. Com isso, o espectador tem noção do motivo dela estar encolhida na cena anterior.

Mas sua família decide levá-la para passar um tempo com um casal de primos do pai. E logo quando chega na casa de parentes, a câmera faz questão de mostrar uma sala de uma família normal e uma senhora cozinhando. Ou seja, um lar aparentemente verdadeiro.

Contudo o espectador percebe algo triste, principalmente vindo do primo , Sean, que resiste em se apegar a garota. Inclusive a prima Eibhlín faz a garota vestir umas roupas de um menino que ela tinha guardado. E a relação entre os três começa a mudar depois que decidem comprar roupas femininas para ela.

The Quiet Girl - Clip 1 [ov st en] - Cineuropa

Mais sobre A Menina Silenciosa

O diretor faz questão de nos fazer acompanhar a relação entre os três sendo construída nos mínimos detalhes. Desde a refeição sendo preparada, a fazenda sendo limpa. Tudo para fazer o espectador ficar cada vez mais envolvido com o desenvolvimento do relacionamento entre eles. E tem cenas belíssimas, que não direi aqui para não dar spoilers.

Todo o elenco, sem exceção, entrega muito bem o seu trabalho. Mas destaco a interpretação de Catherine Clinch (Cáit), que emociona no olhar, no tom de voz.

Enfim, é um longa sobre relacionamentos humanos, com um final arrebatador. Já aviso para separar a caixa de lenços.

A Menina Silenciosa foi indicado ao Oscar de melhor filme internacional.