• Avaliação Viva o Cinema:

Logo no início de Anatomia de uma Queda, a escritora Sandra responde a uma pesquisadora acadêmica com a seguinte pergunta: “O que você quer saber”? Esta pergunta a diretora Justne Triet faz não à orientadora e sim para o espectador.

Então a câmera para de seguir Sandra e começa a seguir o filho deles, com deficiência visual, que foi dar um passeio com seu cão guia. Quando o garoto volta, vê o corpo do pai no chão e o sangue escorrendo pela neve. Vale lembrar que no chalé viviam o morto, sua então esposa e o filho, mais ninguém.

Com isso, começa o julgamento no tribunal. Então a Sandra como principal suspeita. Mas afinal, foi homicídio ou suicídio ou um acidente? Cada um encontra uma resposta diferente no final do filme.

O julgamento é um verdadeiro turbilhão de emoções e intrigas. Além disso, o filme coloca uma luneta em cada detalhe da vida pessoal do casal. A vida deles é desvendada como páginas de um livro. Nada é poupado ou escondido.

Mais sobre Anatomia de uma Queda

Sem testemunhas, o ocorrido começa a alimentar os tablóides sensacionalistas e o imaginário popular. Há também uma ironia na profissão de escritora, através das contradições das obras baseadas em fatos reais. Outra ironia é quando o promotor revela suposições e citações dos livros de Sandra, assim desacreditando todo o trabalho de uma escritora consagrada.

Então, mm dos grandes méritos do filme é nos colocar como se fossemos parte do Júri, em busca de pistas para inocentar ou não a protagonista. O roteiro é eficaz em colocar uma metacrítica dos comportamentos humanos.

Afinal a única testemunha do ocorrido é o filho, com deficiência visual. E há todo momento vimos Sandra encurralada sem conseguir explicar o que realmente aconteceu.

O trabalho da atriz Sandra Hüller é de aplaudir de pé. Faz uma intepretação dúbia, fazendo com que em alguns momentos acreditamos nela, em outros, colocamos em dúvida.

Tanto o advogado de defesa, como o promotor desvenda cada detalhe da vida do casal, suas brigas, dilemas e frustrações e a relação dos pais com o filho, Samuel. Mas para deixar bem claro, Anatomia de uma Queda não é um filme de suspense ou mistério, mas sim um drama cotidiano, com suas relações e frustrações.

O filme foi indicado a 5 Oscar: melhor filme, direção, atriz (Sandra Hüller), roteiro original e edição.