A Associação Internacional dos Críticos de Cinema (Fipresci, na sigla em inglês) elegeu o melhor filme do ano e o vencedor foi: “Mad Max:Estrada da Fúria”. Muitos devem achar estranho, já que ainda faltam 4 meses para acabar o ano, mas a Fripresci só avalia longas lançados entre 1º de julho de 2014 e 1º de julho de 2015. O vencedor foi eleito com base nos votos dos 493 membros da associação, que conta com críticos de 46 países diferentes.

A disputa foi árdua, já que a aventura pós-apocalíptica teve como adversários filmes elogiados, como o drama húngaro Son Of Saul, de László Nemes; o filme de ação taiwanês The Assassin, de Hou Hsiao-Hsien; e a comédia dramática iraniana Taxi Teerã, de Jafar Panahi.

O Fipresci Grand Prix costuma ser um termômetro para o Oscar, já que os vencedores anteriores foram  “Boyhood – Da Infância à Juventude”, “Azul é a Cor Mais Quente”, “Amor”, “A Árvore da Vida” e “O Escritor Fantasma”. Destes, somente o último não foi indicado ao Oscar nem ao Globo de Ouro, o que torna o prêmio da  Associação Internacional dos Críticos de Cinema como um dos termômetros para a temporada que antecede a entrega da estatueta dourada.