• Avaliação Viva o Cinema:

Primeiramente, é preciso dizer filme Avatar: O Caminho da Água veio com a difícil missão de superar o original de 2009. Ainda mais quando o primeiro longa é o maior sucesso da história do cinema.

E não é que conseguiu. Claro que temos efeitos especiais lindos (falo mais adiante), temos personagens de fácil identificação. Aliás esta é a crítica mais comum do original. Tinha lindos efeitos para a época e foi um divisor de águas. Mas o espectador não tinha personagens de fácil identificação. Além disso, o roteiro mostra que os guerreiros azuis também tem suas fraquezas e medos. E isso faz com que os personagens chegam mais perto do espectador.

Outro aspecto muito interessante é a mensagem ambiental. Quando um do “povo do céu”, ou seja humanos, percebem que a Terra está acabando e tentam colonizar Pandora. Além disso mostra a falta de consciência dos seres humanos que já chegam destruindo a natureza e matando os animais. Ou seja, Cameron faz do filme uma denúncia essencial sobre como a destruição da natureza nos atinge.

Avatar 2 tem o segundo trailer mais visto da história

Avatar: O Caminho da Água é de uma beleza incrível

Então, se me perguntarem se vale assistir em 3D, afirmo, você só deve assistir este longa nos cinemas e em 3D.

Mas Cameron faz lindas refêrencias a filmes marcantes da história do cinema. Na cena em que um bicho enorme ataca um barco com humanos, há uma clara homenagem ao clássico Tubarão, de Steven Spielberg. Além disso,na cena de uma batalha, Jake (Sam Worthington) e só mostra somente o olho do protagonista embaixo da água, é uma homenagem ao clássico Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola. Mas há também homenagem ao Titanic, filme dirigido pelo próprio Cameron.

Contudo, não tem como deixar de falar dos efeitos especiais. É de uma beleza incomparável, cada imagem que fará o espectador mergulhar no universo de Pandora. Não é à toa que James Cameron demorou mais de 10 anos para entregar a sequência. Além disso, vale lembrar que ainda vem aí Avatar 3, 4 e 5.

Sinopse: Após formar uma família, Jake Sully e Ney’tiri fazem de tudo para ficarem juntos. No entanto, eles devem sair de casa e explorar as regiões de Pandora quando uma antiga ameaça ressurge, e Jake deve travar uma guerra difícil contra os humanos.