O seu blog de cinema acompanhou muitos dos filmes do Festival do Rio e traz abaixo a lista dos melhores longas exibidos na maratona:

– “Cinco Graças”:

Em uma aldeia no norte da Turquia, Lale e suas quatro irmãs voltam da escola para casa a pé brincando inocentemente com alguns garotos. No entanto, a imoralidade dessa brincadeira desencadeia um escândalo com consequências inesperadas. Progres­sivamente, a casa da família de Lale se transforma em uma prisão. As lições da escola são abruptamente substituídas por tarefas domésticas e casamentos começam a ser arranjados. Apaixo­nadas pela liberdade, as cinco irmãs se empenharão agora em contornar as restrições que lhes foram impostas.

– Longe Deste Insensato Mundo:

?Baseado no clássico homônimo de Thomas Hardy, esta é a história de Bathsheba Everdene, uma mulher independente, bonita e voluntariosa que atrai três pretendentes muito diferentes: Gabriel Oak, um criado de ovelhas que está encantado pela conduta obstinada de sua amada; Frank Troy, um belo e imprudente sargento; e Wlilliam Boldwood, um solteirão próspero e maduro. Um romance atemporal sobre escolhas, paixões e a natureza dos relacionamentos.

– Anomalisa:

Michael Stone, marido, pai e respeitado autor de Como posso ajudá-lo a ajudá-los?, é um homem incomodado com a rotina da sua vida. Durante uma viagem para Cincinnati, onde está programado para dar uma palestra, ele se surpreende ao descobrir uma possível escapada de seu desespero: Lisa, uma despretensiosa representante de vendas, que pode ou não ser o amor de sua vida. Uma jornada em stop motion, sombriamente cômica e surreal, dirigida por Charlie Kaufman e Duke Johnson. Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza 2015.

-Grandma:

?Elle, uma mulher que fez sucesso no passado com sua poesia, termina de repente seu namoro de quatro meses com Olive. Mas antes que ela tenha tempo de ficar triste, sua neta Sage aparece de repente com um sério problema de dinheiro. As duas saem batendo de porta em porta na casa de velhos amigos e paixões de Elle em busca de ajuda. Mas acabam encontrando apenas velhos segredos e esqueletos escondidos. Nessa jornada tempestuosa, Sage descobre que o jeito durão de sua avó esconde o luto pela perda recente de sua parceira de anos, Vi.

– O Clã:
Baseado na história real que abalou a Argentina, o novo filme de Pablo Trapero (Família rodante, Elefante branco) conta a história dos Puccio, uma família de classe média que tem por hábito sequestrar pessoas ricas, pedir o resgate e, ao receber o pagamento, matar as suas vítimas. O patriarca, Arquimedes, comanda as operações ao lado dos filhos Alejandro e Alex, enquanto sua esposa e as filhas fingem ignorar o que acontece à sua volta. Mas as coisas mudam de figura quando um filho distante volta da Austrália, criando novas tensões familiares. Leão de Prata de melhor direção, Veneza 2015.

– Dope:

Malcolm é um adolescente do ensino médio que sobrevive em The Bottoms, um dos bairros mais perigosos de Inglewood, Califórnia. Ele e seus amigos têm obsessão por tudo relacionado ao hip-hop dos anos 1990, arriscando-se a serem humilhados na escola por conta de seu visual colorido. Malcolm sonha em estudar em Harvard, mas por ora sua preocupação é chegar em casa a salvo todos os dias. As coisas tomam um rumo hilário e surreal quando ele é convidado para a festa de aniversário de um traficante local. DISPONÍVEL NA ITUNES STORE

Tudo Vai Ficar Bem:

Em uma noite de inverno, um acidente muda a vida de um grupo de pessoas. Tomas, um romancista, não tem culpa de ter freado tarde demais. Nem o pequeno Christopher, que podia ter vigiado melhor seu irmão mais novo. Nem Kate, a mãe dos dois, que podia tê-los botado para dormir mais cedo. A vida de Tomas entra em colapso pela culpa que sente. Quando Christopher completa 17 anos, ele decide encarar novamente o homem que vira apenas uma vez, naquela noite fatal. Uma história sobre culpa e busca pelo perdão, do diretor Wim Wenders

– Maravilhoso Boccaccio:

A peste negra atingiu a Florença do século XIV. Dez jovens, entre rapazes e moças, se refugiam em um palácio isolado, onde passam seus dias contando histórias de amor, destino e ressurreição. Os lendários irmãos Taviani (de Pai patrão e César deve morrer) apresentam aqui sua visão muito pessoal de Decamerão, de Giovanni Boccaccio, focando em cinco das 100 histórias presentes na clássica obra-prima da literatura italiana. Um tributo visual e poético às histórias que surgiram em um dos momentos mais tristes da história do país.

– Dégradé:

Christine, uma russa que vive em Gaza, gerencia um salão de beleza vizinho ao quartel-gerenal de uma gangue. No pátio que separa os dois, Ahmed, um dos chefes locais, exibe com orgulho o leão que acaba de roubar no zoológico da cidade. Quando a polícia inicia uma operação para libertar o animal, o clima na região fica tenso, deixando Christine, sua filha, uma assistente e dez clientes sitiadas no salão. Em meio ao fogo cruzado, ela precisa preparar ca­be­los para um casamento e opinar sobre os problemas amorosos de suas clientes. Tudo isso enquanto o leão cochila logo ao lado.

 

– 600 Milhas:

?Arnulfo Rubio, um jovem mexicano, trabalha contrabandeando armas do Arizona para um cartel de drogas no México. Ele compra armas e cruza a fronteira para encontrar seus intermediários e clientes. Mas o jovem não sabe que já está sob investigação do agente Hank Harris, membro de uma notória organização de combate às drogas. Um dia Harris comete um erro fatal. Em pânico, Arnulfo decide entregá-lo a seus clientes no México. Durante as 600 milhas que separam o Arizona e Culiacan, dois homens e mundos distintos se aproximam. Com Tim Roth. Melhor primeiro filme em Berlim 2015.?

 

– Mediterrânea:

Dois amigos embarcam em uma jornada pelo deserto e o mar. Partindo do Burkina Faso, eles chegam ao sul da Itália em busca de uma vida melhor e do sustento dos familiares que deixaram na África. No entanto, a vida exposta por conhecidos via Facebook não corresponde à realidade repleta de desafios em que vivem os imigrantes. As coisas pioram quando um violento ataque atinge a comunidade de imigrantes, obrigando os dois a seguirem rumos diferentes. Ayiva está determinado a resistir à tempestade e ajudar sua família, mas sua insistência terá um preço.