Hoje o cinema amanheceu de luto, morreu o diretor Jean-Luc Godard, aos 91 anos . Antes de mais nada, o cineasta foi um dos precursores do movimento chamado Nouvelle Vague.

Mas Godard era inquieto e fez filme até o final da vida. Um dos últimos, Adeus à Linguagem, fez todo em 3D. Contudo não tinha motivos para isso. Contestador nato, ele usou o longa para fazer uma crítica ácida a febre dos filmes 3D.

Contudo, para quem não se lembra, a Nouvelle Vague surgiu nos anos 60, como uma forma de contestção ao cinema “nornal”. Ou seja, os longas do movimento não tinham compromisso nenhum com as narrativas lineares.

Vale lembrar um dos melhores longas desde gênio é Acossado. No longa existe uma cena espetacular de um homem e uma mulher conversando em um quarto por mais de 10 minutos.

Então, como não poderia ser diferente, a repercussão da morte do mestre teve uma grande repercussão pelo mundo. O presidente da França, Emmanuel Macron, publicou uma nota em uma rede social lamentando a perda.

“Jean-Luc Godard, o cineasta mais iconoclasta da nova onda francesa, inventou uma arte resolutamente moderna e intensamente livre. Estamos perdendo um tesouro nacional, um olhar de gênio”, disse Emmanuel Macron, presidente da Franca, no Twitter.

Morre Jean-Luc Godard, cineasta dos filmes políticos e radicais - Gente -  Jornal NH

Cinema em luto e onde é possível ver os filmes do Godard

Enfim, Godard morreu de suicídio assistido na Suiça, único país do mundo que permite esta prática.

Mas a obra do mestre é eterna e seus filmes estão espalhados pelos streamings. Veja abaixo como ver cada longa e, claro, um trailer do magistral Acossado.

*“Acossado”* (1960) – Apple TV+
*“Uma Mulher É Uma Mulher”* (1961) – Globoplay e Telecine Play
*“O Pequeno Soldado”* (1963) – Globoplay e Telecine Play
*“Uma Mulher Casada”* (1964) – Globoplay e Telecine Play
*“Masculino-Feminino”* (1966) – Mubi
*“Duas ou Três Coisas que Eu Sei Dela”* (1967) – Belas Artes à La Carte e Mubi
*“Sympathy for the Devil”* (1968) – Belas Artes à La Carte
*“Tudo Vai Bem”* (1972) – Globoplay, Telecine Play e Oi Play
*“Salve-se Quem Puder (A Vida)”* (1980) – Globoplay e Telecine Play
*“Paixão”* (1982) – Globoplay e Telecine Play
*“Carmen de Godard”* (1983) – NetMovies
*“Eu Vos Saúdo, Maria”* (1985) – Globoplay, Telecine Play e Oi Play