• Avaliação Viva o Cinema:

Antes de mais nada, é preciso afirmar que O Menu não será agradável para todos os públicos. Ou seja, é um longa que é preciso ficar atento a cada diálogo para deixar e envolver pela história. Mas e é um filme que vai pegando o espectador aos poucos. E estamos diante de um roteiro em que estão descritos personagens diversos. Tem o ator falido que tenta voltar a fama, a crítica culinária arrogante, o deslumbrado com a comida gourmet, entre outros. Então aos poucos vamos descobrindo segredos destes personagens. Contudo, o mais interessante é que o roteiro deixa no espectador uma verdadeira repulsa aos personagens daquele restaurante.

Além disso, o roteiro utiliza estes personagens e seus diálogos com um texto ácido e irônico para fazer uma crítica a toda uma classe que se julga privilegiada. São ao total somente 12 personagens em Hawthorne, um restaurante em uma ilha remota.

Outro aspecto interessante do roteiro é como é inspirado nos romances de Agatha Christe. Ou seja, além do humor afiado, temos um suspense de saber o que de tão terrível vai ocorrer naquele “jantar de uma vida”, como o chef Julian Slowik (Ralph Fiennes) descreve a refeição. E quando digo no início da crítica tem que estar atento a tudo neste filme, é porque até nas reeceitas dos pratos servidos há ironias e sátiras.

O Menu é um banquete para os olhos e um deleite para o gênero

Mais sobre O Menu

Mas os momentos mais interessantes do filme estão nos confrontos entre Chef Slowik ( Ralph Fiennes), Tyler (Nicholas Hoult) e Margot (Anya Taylor-Joy). Aliás, o entrosamento entre os três protagonistas impressiona. São diálogos entre um opressor e dois oprimidos. Sendo que Margot sempre acha um jeito de sair da passividade e enfrenta o chef. Bem como todo o roteiro é sobre exatamente isso. Ou seja, o chef é o opressor e todos os outros oprimidos, apáticos. Em uma atitude de quase endeusamento do chef Slowik.

Contudo, nem tudo são flores no roteiro, que decepciona em um final pouco atraente. Mas nada que prejudique o todo. Ralph Fiennes, Nicholas Hoult e Anya Taylor-Joy entregam trabalhos espetaculares, fugindo da armadilha da caricatura.

Sinopse: O casal  Margot (Anya Taylor-Joy) e Tyler (Nicholas Hoult) viajam para um restaurante de um chef renomado em uma ilha remota. Mas o que eles não sabiam é que suspresas desagradáveis os esperam.