• Avaliação Viva o Cinema:

Os Rejeitados segue um antigo tema no cinema. Pessoas que são ignoradas pela sociedade, vide Juventude Transviada, O Clube dos Cinco e tantos outros.

Então, o diretor Alexander Payne trata isso com maestria no seu filme. O que mais chama atenção no longa é o desenvolvimento entre os personagens e a relação entre eles.

Aliás, o filme consegue ser atraente com apenas 3 personagens na maior parte do longa. Mas o roteiro é de David Hemmingson e foca nestes 3 personagens que por motivos diversos têm que passar os feriados de final de ano dentro de uma escola tradicional.

Então,em Os Rejeitados há o jovem esquecido pela família, o professor que é odiado por todos e a cozinheira, que está de luto porque seu filho morreu na Guerra do Vietnã, Vale lembrar que o longa se passa na década de 70.

O filme aproveita que o se passa nos anos 70 para resgatar as narrativas das produções da época, gerando uma nostalgia. Contudo, O longa tem momentos cômicos, que o diretor sabe aproveitar muito bem, só lembrar o que ele fez no ótimo Sideways. Mas o roteiro também aborda as dores de cada personagem. O filme não esconde a melancolia dos personagens, mostrando desde o início uma carga emocional de quem terá que passar os feriados de final de ano sozinhos.

Então, p sentimento de decepção e sofrimento é latente no filme, principalmente da cozinheira Mary Lamb, que como disse anteriormente, perdeu seu filho na Guerra do Vietnã

.

Mais sobre Os Rejeitados

Esta falta de esperança está perfeitamente retratada na interpretação magistral de Paul Giamatti. Contudo, o roteiro e a direção acabam nos entregando um final esperançoso. Que aquece o coração de quem assiste, pois mesmo com apenas 3 personagens diferentes, podemos acrescentar, modificar sentimentos dentro da gente

Payne trata com equilíbrio sentimentos tão adversos como alegria e melancolia. E se está querendo um filme que te dê aquele “quentinho no coração”, Os Rejeitados é a nossa dica.

O filme tem tudo para se tornar um clássico de Natal, principalmente pela maneira como retrata a humanidade com que trata a relação entre seus 3 personagens: o jovem esquecido, o professor odiado e a cozinheira de luto. É isso, Os Rejeitados é um filme especificamente sobre sentimentos e como lidamos com eles.

E todo elenco está magistral. Além de Paul Giamatti, que recebeu uma indicação de Oscar de melhor ator. Assim como Da´Vine Joy Randolph (Mary Lamb), não à toa está indicada como melhor atriz coadjuvante. Até o iniciante Dominic Sessa (Angus Tully) entrega um trabalho excepcional.

Enfim, Os Rejeitados foi indicado a 5 Oscar: melhor filme, ator, atriz coadjuvante, roteiro original e Edição. Estranhamente não está indicado a melhor direção, merecia, já que o trabalho de Payne é excepcional.