• Avaliação Viva o Cinema:

Antes de mais nada, vamos falar do contexto de Segredos de um Escândalo, baseado no caso Mary Kay Letoneal, uma mulher acusada de aliciar e estuprar um garoto de 13 anos. Na época ela era professora do garoto, chamado Villi Fualaau. O caso resultou na prisão de Mary Kay.

Mary Kay jamais confessou o crime e chegou a se casar com Villi. O casamento durou 12 anos e tiveram 2 filhos. Ela morreu em 2020 aos 58 anos.

Mary Kay aqui se chama Gracie, que após cumprir a sua pena, está casado com Joe, que seria uma representação do Villi. Até que uma atriz, que irá interpretar Gracie no cinema, começa a pesquisar toda a vida de Gracie, todo seu passado e o polêmico romance. E através desta pesquisa, tenta descobrir a personalidade de Gracie.

Mais sobre Segredos de um Escândalo

Elizabeth começa a fazer questionamentos e tira vários esqueletos do armário da Gracie. E um pedaço do filme muito interessante é uma conversa entre Joe e Elizabeth, quando ela comenta que os dois tem a mesma idade. Ela pensando em ter filhos e ele já pensando em mandar os filhos para escola. Aqui o roteiro toca em um tabu da nossa sociedade, a diferença de idade.

Elizabeth também pede para fazer “laboratório” no escritório de Joe. Mas ele pede para ela conversar com Gracie, mostrando o total domínio que ela tem perante ele. Em outra cena, Elizabeth conversa com alguém o seguinte: “É estranho que mesmo depois que ela fez, e como foi público, ela não parece carregar nenhum tipo de vergonha ou culpa”. Aqui vemos uma crítica a sociedade de sempre apontar o dedo e acusar.

Uma das cenas mais interessantes é quando Gracie maquia Elizabeth do mesmo jeito que se maquiaria a sai mesmo e um diálogo acontece entre as duas e no fundo uma música perturbadora. Toda hora o filme faz esta brincadeira com o espectador de mostrar uma certa inveja entre as duas e de Elizabeth tentando tomar o lugar de Gracie.

Ou seja, uma ironia com a profissão de atriz, que se envolve tanto com uma personagem e acaba querendo ser ela. Ou seja, o longa usa e abusa da metalinguagem.

Este é um filme com duas personagens muito fortes. A imagem meio opaca, parecendo uma novela, também é bem interessante e mostra o espírito dos personagens. Enfim, O longa foi indicado ao Oscar de melhor roteiro original.