• Avaliação Viva o Cinema:

Antes de mais nada, Spencer não é uma cinebiografia normal. Primeiro porque mostra somente um final de semana da Princesa Diana com a família Real. Mas especificamente, o final de semana do Natal. Nesse momento, Lady Di já sabia da traição do Príncipe Charles.

Então, com isso, o grande diretor chileno Pablo Larraín começa a nos mostrar os dramas vividos pela Lady Di. O longa começa com a seguinte frase: “uma fábula inspirada numa tragédia real”. Com isso o espectador já se prepara para ver o drama de uma protagonista real.

Mas no filme, a Princesa Diana não é só uma mulher amargurada pela traição. Como também é uma mulher que busca a liberdade e a simplicidade. Por exemplo, logo no começo do longa, mostra a esposa do Príncipe Charles correndo por um gramado e pegando um casaco de um espantalho em frente à fazenda.

E o diretor Pablo Larraín mostra tudo isso com uma grande habilidade. Pois a câmera mostra muito zoom, dando a sensação da claustrofobia que ela vivia internamente. E a todo momento, ela está com um grito sufocado querendo sair, como se pedisse um socorro. Além disso, a câmera fica sempre observando, sem grandes malabarismos, fazendo com que o espectador sinta todo drama da protagonista.

Spencer" é um belo retrato de uma história trágica | Crítica | Poltrona Vip

Mais sobre Spencer

Além disso, o filme mostra com clareza toda a rejeição que a Rainha Elizabeth tinha com a Lady Di. E isso fica muito claro na cena do primeiro jantar.

Contudo, tem duas cenas muito especiais no longa. A primeira é uma conversa que ela tem com Charles com uma mesa de sinuca no meio. Neste momento, até pelo cenário, percebemos claramente uma disputa sobre a educação dos filhos. Assim como quando Lady Di está andando por um bosque, a câmera aberta, mostrando de longe. E uma música triste no fundo. O estado de espírito que a cena passa é como se Lady Di estivesse indo para um abatedouro.

Enfim, Kristen Stewart (Lady Di) parece que deixou a infantilidade da franquia Crepúsculo de vez e aqui faz uma interpretação poderosa. Merece a indicação ao Oscar de melhor atriz.

Sinopse: Durante suas férias de Natal com a família real na fazenda Sandringham em Norfolk, Inglaterra, Diana decide deixar seu casamento com o príncipe Charles.