• Avaliação Viva o Cinema:

Antes de mais nada, preciso confessar que resisti ao filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo. Ainda mais depois de ler a sinopse, resisti muito em ver este filme. Além disso, ele demorou em conseguir ser capturado pelo roteiro. Mas, uma coisa é certa, este é o filme mais ousado que teve 11 indicações ao Oscar.

ALERTA DE POSSÍVEL SPOILER

O longa no começo parece ser uma narrativa totalmente nonsense. Então o espectador se pergunta qual o próposito do filme. E é isso que responderei nesta crítica. Mas para isso terei que utilizar alguns diálogos como exemplo.

Evelyn (Michelle Yeoh) é dona de uma lavanderia familiar. Além disso, parece uma máquina, pois tem que cuidar do marido encostado e de um pai que a abandonou na adolescência. A protagonista ainda tem uma filha homossexual, que não é aceita pelos familiares.

Mas com o passar do tempo, reparei que o longa é uma grande crítica social. A história começa quando Evelyn e família vão ao encontro da auditora fiscal Deirdre (Jamie Lee Curtis). Contudo Evelyn recebe uma chamada de um metaverso.

Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" traz reflexão sobre vidas que "poderiam ter sido"

Mais sobre Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo

Então no meio do filme, há um diálogo entre Evelyn e seu marido Waymond (Ke Huy Quan) que sintetiza bem o assunto do filme.

Waymond diz a Evelyn que tem algo errado, suas roupas não vestem bem no dia seguinte, seu cabelo nunca está do mesmo, você não pode confiar nos seus vizinhos. Nossas bases estão desmoronando. Passamos a noite indagando como poderemos a ser como éramos. Nesta parte, o roteiro deixa bem claro sobre o que é o filme, a falência da sociedade, o domínio do capital e o esvaziamento da vida.

Além disso, tem um momento em que Evelyn poderia voltar para a casa. Mas decidiu lutar contra a burocrata da receita.

Em um determinado momento, em um diálogo inusitado, Joy fala que eles estão “ num dos universos em que as condições não eram adequadas oaaa formar vida”. Este universo referido no diálogo é o nosso  universo . Então Waymond diz a esposa  que se sente tão estupido e ela responde : “ todo mundo é idiota. Humaninhos idiotas, está é a nossa marca registrada. Passamos anos achando que a Terra era o centro do Universo , nos matamos e torturamos quem dissesse Toda descoberta sobre os universos nos faz lembrar que somos pequenos e idiotas. Até que descobrimos que a Terra gira em torno do Sol , que é apenas um em trilhões de de Sois. Este diálogo ocorre de uma forma inusitada, quem for ver entenderá .  E o diálogo ainda é conluído com a seguinte frase: “Ninguém sabe qual será a próxima descobertas que nos fará sentir uns merdas menores ainda”.

Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo foi indicado a 11 Oscars: filme, direção,  atriz (Michelle Yeoh), atriz coadjuvante (Stephanie Hsu), atriz coadjuvante (Jamie Lee Curtis),  edição, figurino, roteiro original, trilha sonora e canção original.

O filme está disponível no Prime Vídeo, Apple TV e Google Play.