• Avaliação Viva o Cinema:

Muitos irão dizer que é mais um filme sobre o Holocausto, mas em A Zona de Interesse esta terrível parte da história é tratada como nunca antes no cinema. Mas, o filme mostra como o ser humano pode ser frio e sem um pingo de noção de humanidade.

Então, o filme fala de uma família comandada por Rudolf Höss, comandante nazista e Hedwig, sua esposa. Eles têm uma vida tranquila e bucólica em uma casa com o belo jardim, mas ao lado tem o campo de concentração de Auschwitz. Aqui não há espetacularização do nazismo, A Zona de Interesse aborda a vida da família e no fundo se ouve os gritos abafados de desespero. Gritos estes totalmente ignorados pelos personagens, em uma frieza impressionante.

Não é necessário aqui mostrar as atrocidades do campo de concentração. O roteiro de Jonathan Glazer quer justamente mostrar como as atrocidades de Auschwitz foram normalizadas por aquelas pessoas.

Mais sobre Zona de Interesse

Eles levam a vida normal de qualquer família, mas bem ao lado está ocorrendo um genocídio. Eles só se abalam quando o comandante Rudolf Höss, que comanda o campo de concentração é transferido para Berlim.

O longa mostra como algumas ideologias nos tornam maus e como este mal está presente na nossa sociedade, com toda a frieza e banalização. E a câmera observando tudo que ocorre naquela casa, como se fosse um Big Brother. O próprio diretor confessou à revista Times que se inspirou no reality show.Inclusive as câmeras eram fixas, espalhadas pela casa, mas escondidas do elenco.

E as câmeras sempre bem posicionadas, mostrando a rotina daquela família e atrás sempre mostrando o campo de concentração com suas fumaças de horror. O diretor fez da casa onde a rica família mora como se fosse um retrato do “paraíso”. Mas ao lado tem um verdadeiro inferno em que pessoas eram mortas sufocadas em câmeras de gás.

Inclusive o diretor ressalta muito esta banalização quando Rudolf Höss começa a analisar a troca do forno de Auschwitz, como se estivesse pensando em trocar uma geladeira. É de impressionar como estes homens podiam ser tão frios. O filme funciona muito como um alerta para que nunca mais aquele horror seja repetido. É necessário se falar sempre sobre o nazismo, um regime que a humanidade não deve nem pode esquecer.

Enfim, o longa foi indicado a 5 Oscar: melhor filme, melhor filme internacional, direção, roteiro adaptado e som.